Por conta de chuva, tapete de Santana de Parnaíba fica pronto só após almoço

A chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na manhã desta quinta-feira (11) prejudicou os preparativos para a celebração de Corpus Christi em Santana da Parnaíba, na Grande São Paulo. O tradicional tapete gigante de serragem, previsto para estar pronto às 8h30, deverá ficar totalmente concluído apenas às 12h30.

Com aproximadamente 800 metros, o tapete é a atração principal da festa na cidade. Moradores utilizam 72 metros cúbicos de serragem colorida e cal para confeccionar os desenhos com temas religiosos. Ao todo, são 59 quadros espalhados pelas vias do centro histórico da cidade.
Às 11h, homens e mulheres de todas as idades se uniam para concluir o tapete o mais depressa possível. A cozinheira Maria Delvani Venâncio, de 38 anos, ajudava seus conterrâneos a terminar um quadro com a imagem de Jesus. “É uma emoção muito grande participar dessa tradição da cidade”, afirmou.

Desenhista amadora desde pequena, a manicure Suziane Pereira Tito, de 27 anos, foi responsável por desenhar com giz a imagem de Nossa Senhora da Saúde. “Sempre tive vontade de fazer esse trabalho, e este ano decidi participar”, comentou.

Para confeccionar o tapete, Suziane baseou-se num desenho feito em um papel. “Daí, passei para um papel maior, com algumas alterações minhas”. Em seguida, ela riscou na rua o esboço feito no papel.
Respeitando as linhas delimitadas pelo desenho, um grupo de moradores cobriu com serragem fina e grossa o chão da rua, formando um belo e colorido desenho.

As imagens poderão ser apreciadas até as 15h30, quando uma procissão iniciada na igreja da Matriz passará por cima do tapete. No final da tarde, a prefeitura irá limpar as ruas, recolhendo o que sobrou da serragem que outrora formou as dezenas de imagens religiosas.

0 comentários:

Estatisticas

Pesquisar este blog